Alongar ou aquecer antes de correr?
Em 1999 foi publicado no Clinical Journal of Sport Medicine, uma revisão de literatura mostrando que realizar alongamentos antes de exercícios aeróbicos como corrida, bike e natação, não previne lesões!!! Essa foi uma informação bastante impactante na época, visto que se alongar antes das atividades buscando evitar estiramentos ou torções é quase que um "ensinamento de pai para filho". Após esse estudo, diversos outros foram publicados chegando à mesma conclusão, consolidando tal informação. Porém, como essa prática está muito enraizada, leva tempo para que seja deixada de lado, e quase 20 anos depois ainda vemos a cena se repetindo pelos calçadões e esteiras.
O mais recomendado atualmente é aquecer em vez de alongar! Correr bem leve por alguns minutos ou correr no lugar pode ser uma alternativa. Os alongamentos dinâmicos também estão indicados. Alguns exemplos são dar saltos levantando bem os joelhos, correr flexionando bem os joelhos batendo o calcanhar na nádega e correr com os “joelhos altos” tocando-os com a mão. Agachamentos e movimentos laterais repetidos também podem ser utilizados.
Os alongamentos estáticos (aqueles em que se fica parado por alguns segundos na mesma posição) ficam reservados para depois das atividades, e sempre de maneira suave.
Não vamos confundir os casos em que há uma lesão e que precisam alongar na recuperação. Estamos falando aqui de prevenção de estiramentos e não de seu tratamento!
Bons treinos e boas corridas!