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Fascite plantar tem cura?

January 8, 2018

 

 

fascite plantar

 

Terror de muitos corredores, é uma inflamação que ocorre na planta do pé, mais comum no calcanhar, sendo a dor pior no início da manhã e após os treinos. Pode demorar meses para melhorar, principalmente quando neglicenciada ou sua causa não é tratada.

 

o que é?

A fáscia plantar é um tecido que vai do calcanhar até os dedos dos pés e funciona como uma mola toda vez que tocamos o solo. Quando excedemos sua capacidade de resistência ela sofre microrupturas e lesiona. Com o passar do tempo, sem tratamento, ocorre a calcificação de sua origem no calcanhar, formando o famoso esporão. Tal calcificação deixa o tecido mais rígido e menos elástico, predispondo a novas crises da dor.

 

Fascite plantar tem cura?

Sim! O grande problema é que muitas vezes os fatores de risco que levam à sobrecarga da planta do pé não são controlados, levando à cronificação do quadro. Antiinflamatórios costumam controlar parcialmente o quadro, com a dor retornando após a fase inicial. O mais importante é encontrar “qual, ou quais, fatores” ocasionaram o problema. 

 

E quais as principais causas?

  • falta de mobilidade do tornozelo e da fáscia plantar;

  • falta de alongamento e fortalecimento da panturrilha;

  • ausência de treinos de equilíbrio (propiocepção);

  • falta de treinos de força dos quadris e abdômen, correndo “rebolando”;

  • Tênis de corrida sem amortecimento adequado;

  • calçados do dia-a-dia duros demais (rasteiras, sapatilhas e sapatênis);

  • Excessos de treinos ou progressões muito abruptas;

  • ausência de descanso;

  • persistir correndo mesmo com dor.

 

O que fazer?

O mais importante é descobrir os fatores de risco presentes no seu caso. A avaliação ortopédica é fundamental para tal diagnóstico e para afastar outras causas como por exemplo a fratura por estresse, que pode ter um quadro parecido. Muitas vezes um exame de imagem como a ressonância magnética se faz necessária. A indicação de medicamentos, fisioterapia e interromper a corrida vai depender de cada caso, porém, quanto antes a pessoa procura ajuda, mais fácil a solução. 

 

Como prevenir:

Sem dúvidas a principal forma de prevenção é realizar treinos regulares de musculação, mobilidade e equilíbrio. A liberação miofascial da planta do pé e panturrilha também são grandes aliados. Ouça seu professor quando ele disser que está indo rápido demais, não só quanto à velocidade, mas quanto ao volume semanal de treino. Por fim atente aos seus calçados do dia-a-dia e tênis de corrida, sempre prezando por amortecimento. Nesse contexto, evite ainda correr sempre em terrenos duros como pedra portuguesa e concreto. 

 

Bons treinos e boas corridas!

 

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