top of page
Buscar
Foto do escritorSérgio Maurício

Crossfit: Mocinho ou vilão?


Essa semana acontecerá o Niterói Games, maior campeonato de Crossfit da cidade. Há algumas semanas tenho pesquisado sobre o esporte, pois apesar de ouvir muitas críticas, não tenho recebido tantos pacientes da modalidade no consultório. O Crossfit foi taxado causar uma alta taxa de lesões entre os participantes. Trata-se de um esporte relativamente novo e exige um elevado nível de dedicação de seus atletas, mas será que realmente há uma maior incidência de lesão quando comparado aos outros esportes?

Não existem muitas publicações cientificas sobre o assunto, e além disso, existe muita dificuldade em definir “o que é lesão?” nos artigos científicos. Para alguns autores, lesão é qualquer tipo de dor, enquanto para outros é somente quando há necessidade de interrupção e cuidados médicos. Essa falta de consenso dificulta em muito analisar os números descritos nos artigos. Dados recentes parecem dissipar o equívoco das maiores taxas de lesão. Um estudo recente avaliou a incidência de lesão em 1000 horas de prática esportiva em diferentes modalidades. Diversos esportes do nosso dia a dia, como futebol, basquete e corrida tiveram taxas bem mais altas que o CrossFit, o qual teve a incidencia de 2,4 e 3,1 por 1000 horas de exposição para os atletas inexperientes em dois estudos separados.

Outro estudo, na mesma linha, também apresentou os esportes de contato como futebol, basquete, lutas e futebol americano como os líderes nas taxas de lesões.

Claro que os números podem variar dependendo do nível do atleta, sexo, tempo no esporte e fatores genéticos. Por ser “novidade”, o esporte chama atenção, porém acho injusto crucificá-lo! Vivemos no país do futebol, modalidade com taxa de lesão 5x mais alta que o Crossfit. No entanto deve ser praticado com segurança. Sugiro que todos procurem Box especializados e que pesquisem se o professor é certificado pela marca Crossfit para dar aulas da modalidade. Não treine com curiosos! Caso alguma dor venha a atrapalhar seus treinos, não ignore, procure seu ortopedista para diagnóstico e tratamento preciso.

Bons treinos!


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page